O eSocial é um sistema criado pelo Governo Federal do Brasil para unificar a prestação de informações trabalhistas, fiscais e previdenciárias pelos empregadores em relação aos seus empregados. O objetivo é simplificar o cumprimento de obrigações fiscais e trabalhistas, reduzir a burocracia e aumentar a eficiência na fiscalização.
O eSocial foi lançado em 2014 e desde então passou por diversas alterações, prorrogações e simplificações. Entre as informações que os empregadores devem enviar por meio do eSocial estão:
Os prazos para o envio das informações variam de acordo com o tipo de empresa e o tipo de informação. Empresas que não cumprem com as obrigações previstas pelo eSocial podem ser penalizadas com multas e outras sanções.
Embora o objetivo do eSocial seja simplificar as obrigações fiscais e trabalhistas das empresas, muitos empresários e contadores têm encontrado dificuldades em se adaptar ao sistema. Por isso, é importante que as empresas estejam bem informadas e atualizadas sobre as mudanças no eSocial e busquem o auxílio de profissionais qualificados para cumprir com as obrigações corretamente.
A Assessoria Viana oferece segurança para o eSocial com o sistema SESMO atualizado e suporte completo ao cliente.
Não arrisque a conformidade do seu negócio com o eSocial, conte com a Assessoria Viana para garantir a segurança e a tranquilidade necessária.
viana@vianasst.com.br